Por uma primavera mais saudável com flores comestíveis

Nesta primavera, você pode apreciar a Natureza em mais de um sentido com flores comestíveis

O ano de 2020 pode estar sendo difícil para muitos de nós, mas, mesmo assim, a Natureza nos dá o que ela tem de melhor sempre. Flores comestíveis existem e são muito usadas por renomados chefs de cozinha, que, além de se preocuparem com o sabor dos seus pratos, também escolhem aproveitar ao máximo tudo de especial que a Natureza nos dá. As flores comestíveis servem como lindas decorações, mas também são ótimas para a saúde, com um excelente valor nutricional. 

Comecei a plantá-las faz algum tempo e sempre me surpreendo com sua popularidade entre as pessoas que abraçam a causa da alimentação orgânica. Infelizmente, a fama dessas plantinhas se limita e muito. Poucas pessoas se dão conta de que, como legumes, frutas e verduras, as flores comestíveis também podem ser saboreadas. Então imagine a surpresa ao descobrir que a violeta que você cultiva na janela pode ser provada também?

Para comemorar a chegada da primavera de 2020, quero trazer a vocês essas pequenas flores comestíveis e mostrar que podem ser tão benéficas ao corpo quanto qualquer outro alimento orgânico. 

Tipos de flores comestíveis

Pode ser uma surpresa descobrir que existem flores comestíveis, quanto mais que existe uma variedade gigante de cores e sabores para escolher. Na verdade, apenas uma pequena parte das flores que vemos por aí não são comestíveis, mas a maioria é. Dentes-de-leão, violetas, amores-perfeitos, lavandas, rosas, capuchinhas, margaridinhas, marias-sem-vergonha, cravinas, tagetes e muitas outras são algumas da extensa lista de flores comestíveis. As últimas, inclusive, cultivo no meu santuário verde, o Orgânicos da Fátima, assim como flores de hibisco e amores-de-verão. 

Como usar as flores comestíveis?

As flores comestíveis são todas ótimas para decorar pratos, mas, quanto ao sabor, depende da flor escolhida. Algumas são suaves, outras apimentadas, amargas ou doces e podem ser utilizadas em sobremesas, geleias, sopas, chás, molhos, saladas etc.

É bom lembrar da importância dos alimentos orgânicos! Se você for acrescentar as flores comestíveis às saladas, a recomendação é a mesma: não utilizar as não-orgânicas, já que não passarão por nenhum processo de cozimento, o que não ajuda a minimizar o agrotóxico e os outros venenos químicos. Vale lembrar também que são plantas delicadas e não podem ser deixadas de molho, porque murcham com facilidade. Mesmo assim, seus benefícios são muitos e falarei deles a seguir.

Os diversos benefícios das flores comestíveis

Cada uma das flores comestíveis têm propriedades, medicinais e culinárias, e sabores diferentes. As tagetes, por exemplo, além de poderem ser usadas em bolos, saladas e molhos, podem substituir o açafrão. Para um uso mais doméstico, ainda têm a capacidade de espantar formigas no jardim. Como as tagetes, as calêndulas também substituem o açafrão. Outros tipos de flores comestíveis, como as cravinas, também são ótimas substitutas para outros temperos, além de conterem muitos nutrientes, como é o caso das capuchinhas, que são ricas em vitamina C e óleos essenciais.

Usar flores comestíveis na preparação dos alimentos aumenta o aproveitamento de tudo que é plantado e beneficia a saúde do nosso corpo, além de ser uma forma de demonstrar amizade pela Natureza. E, se você não sabe onde as encontrar, na minha feirinha, que acontece durante toda a semana aqui no site do Orgânicos da Fátima, eu disponibilizo mixes de flores comestíveis para dar mais sabor e cor ao seu prato de primavera. E não se esqueça: sempre prefira alimentos orgânicos, porque são produzidos de forma sustentável para o meio ambiente, e é uma forma de incentivar a conscientização de muitas empresas quanto à sustentabilidade de seus negócios. Assim, poderemos vislumbrar o futuro da nossa alimentação e do nosso planeta nessa primavera de 2020 e em todas as que estão por vir. 

Cadastre seu e-mail e garanta o desconto

Fale conosco:

Olá, bem vindo ao nosso santuário verde

Estamos muitos felizes com sua visita. Aproveite nosso presente especial para fazer o seu primeiro pedido. Use o código verdinho21 para comprar com 10% desconto. Um abraço da Equipe Orgânicos da Fátima 💚