Vantagens de uma alimentação orgânica

Descubra quais são as vantagens de ter uma alimentação orgânica

Desde sempre aprendi que a alimentação é o primeiro passo para uma vida saudável, mais ativa e feliz. Por isso, sempre quis dar foco na alimentação dos meus filhos; foi a forma que achei de expressar todo o meu amor por eles. Mas, com o tempo, trabalhando com a horta e aprendendo a cultivar folhas, frutos e vegetais, fui descobrindo que não basta colocar muitas frutas, verduras e legumes na alimentação de uma pessoa. Todo o processo de preparação da terra e plantio do que comemos é tão importante quanto o quê e como preparamos o nosso alimento. 

Muitas pessoas ainda não sabem o que significa comer um alimento orgânico. Apesar de estar muito na moda ter uma alimentação saudável e verificar na embalagem dos produtos o que tem dentro deles, ninguém se pergunta o que tem dentro dos vegetais, das frutas e das verduras que levam pra dentro de casa e que acreditam mesmo serem saudáveis. 

Foi pensando nisso que eu trouxe esse tema para o blog: para oferecer um pouco mais de conhecimento sobre produtos verdadeiramente naturais, os alimentos orgânicos, e ressignificar o que as pessoas entendem como uma alimentação saudável. 

Mas antes de tudo, vou explicar o que são os alimentos orgânicos para tornar mais fácil de vermos quais são as vantagens e por que uma alimentação orgânica, sim, é sinônimo de alimentação saudável. 

O que é uma alimentação orgânica?

O alimento orgânico é todo aquele que é plantado e produzido de forma natural, sem agrotóxicos e outras substâncias tóxicas para o nosso corpo, para a terra e para outros animais. No caso de verduras, frutas e vegetais, o plantio e o cultivo normalmente são feitos de forma manual, até porque, como são produtos sem nenhum tipo de controle de praga artificial, são plantados e produzidos em baixa quantidade.

Uma alimentação orgânica é feita com esses alimentos naturais, por isso é bem mais saudável para o nosso corpo e para o meio ambiente.   

Vantagens de uma alimentação orgânica

Aqui eu separei algumas das maiores vantagens de ter uma alimentação orgânica e apoiar essa causa verde que é o plantio e cultivo manual e sem agrotóxicos dos alimentos.

1 – Conhecer o que se come 

Sempre acreditei na importância de saber o que estamos comendo. Se é feito com uso de agrotóxicos, venenos de outros tipos ou não. Por isso que essa vantagem vem antes de todas as outras nessa lista.

Todos os alimentos orgânicos da minha horta são certificados, como todos os produtos de origem orgânica devem ser, de acordo com a lei. Então sempre que você compra um alimento que possui um selo “Orgânico”, você está adquirindo um produto de qualidade, saudável e sem agrotóxicos ou substâncias tóxicas. Esse selo “Orgânico” garante que o plantio, o cultivo e a produção do alimento são naturais. Então, escolhendo ter uma alimentação orgânica, você passa a ter um maior controle do que você come. 

2 Menos uso de agrotóxicos, mais nutrientes

Na agricultura convencional, é muito comum ver o uso de agrotóxicos e outros tipos de venenos. Eles servem para controlar doenças que podem atingir a plantação, o que aumenta a produtividade dos agricultores. Mas o uso de agrotóxicos é muito prejudicial para o corpo humano e também para o meio ambiente. A terra e os alimentos acabam perdendo muitos nutrientes e se contaminando com substâncias tóxicas que acabam sendo consumidas pelas pessoas que compram esses alimentos.

Por outro lado, os solos de plantações orgânicas são enriquecidos com adubos naturais, como acontece com a minha horta. Essa terra respeitada e cuidada manualmente acaba produzindo frutas, verduras e vegetais mais ricos em nutrientes, os alimentos orgânicos. Por causa dessa característica, eles não causam reações alérgicas ou outras doenças como os alimentos encontrados normalmente em mercados.

Além disso, os alimentos orgânicos são famosos também por serem mais saborosos, porque os métodos que usamos no cultivo fazem com que o alimento retenha mais água e tenha mais sabor. Então, quando você passa a ter uma alimentação orgânica, além de cuidar da sua saúde, você também passa a experimentar alimentos mais saborosos também.

3 – Preservação do meio ambiente

O impacto que o uso de agrotóxicos tem na natureza é enorme, porque atravessam o solo e alcançam os lençóis d’água, poluindo lagos e rios. Já as plantações orgânicas ajudam a proteger a água, assim como o solo, porque as técnicas usadas não prejudicam a terra e não necessitam de uso de agrotóxicos. O plantio de alimentos orgânicos tem como base o respeito à Natureza e às pessoas. 

4 Uma alimentação orgânica que protege a economia local 

A produção de alimentos orgânicos movimenta a economia local, porque boa parte dela é feita por pequenos agricultores e plantações orgânicas dedicadas, como o Orgânicos da Fátima, que é composto por muitas famílias que tiram o seu sustento da terra. Optando por uma alimentação orgânica, você também auxilia a nós e a muitos outros agricultores.

Essas são algumas das vantagens de se ter uma alimentação orgânica. Se você quiser conhecer mais sobre alimentos orgânicos ou sobre o meu trabalho e o da minha equipe no Orgânicos da Fátima, você pode dar uma olhada nesse link aqui. Mude sua alimentação, porque ela pode mudar a sua saúde e o meio ambiente também.

Cadastre seu e-mail e garanta o desconto

Fale conosco:

Olá, bem vindo ao nosso santuário verde

Estamos muitos felizes com sua visita. Aproveite nosso presente especial para fazer o seu primeiro pedido. Use o código verdinho21 para comprar com 10% desconto. Um abraço da Equipe Orgânicos da Fátima 💚